quarta-feira, 24 de março de 2010

PROJETOS CULTURAIS: COMO ELABORAR – PARTE 2


Semana passada, analisamos alguns requisitos para a elaboração do projeto cultural pelo proponente, para que este possa captar recursos, principalmente neste período de inscrições ao Programa VAI a se encerrar dia 31/03.



Continuando, passemos à etapa da identificação do público-alvo, presumindo, sempre que possível, uma quantidade direta e indireta do público a ser atingido. Para definir o público-alvo a ser alcançado pelo projeto, alguns aspectos podem auxiliar, tais como: onde o projeto será desenvolvido, qual a linguagem a que se refere sua proposta (artes visuais, dança, musica, teatro, etc.), e se esta linguagem será experimental, popular, massiva, erudita, etc, entre outros. Se o proponente conhecer seu público pode ainda detalhar aspectos como faixa etária, área de atuação, condições de vida e outras características, onde até mesmo a trajetória do proponente poderá indicar um determinado público, que já possua um envolvimento com a ação ou atividade cultural proposta ou, ao contrário, a desconheça ou não tenha acesso e possa dela se beneficiar de alguma forma. Ilustramos neste exemplo: um projeto referente a um festival de “Hard Rock” terá como público alvo os jovens em geral mas, preferencialmente os seguidores deste estilo musical.



Outra etapa fundamental e presente em todos os editais de programas de fomento cultural é a elaboração detalhada do orçamento. Por se tratar de dinheiro publico a serem investidos em um projeto particular, ainda que visando beneficiar culturalmente a população, deve-se manter o respeito e a transparência sobre o uso de tais recursos, assim, o proponente deve elencar minuciosamente todos os gastos (os possíveis e os já realizados) e como serão aplicados para gestão do projeto, cuja apresentação destas se dará em forma de tabela, apresentando os itens (e não textos explicativos) indicando o item propriamente dito, valor unitário, quantidade e valor total do projeto, sendo este ultimo a multiplicação de todos os itens anteriores elencados, como por exemplo: alugueis serviços de terceiros, materiais, cachês de artistas, entre outros. Deve-se também observar qual a cota limite de financiamento se houver, mas geralmente apresentado na maioria dos editais.



Vale ressaltar que não somente “Quanto?” deve ser revelado no orçamento, mas também “Quando?” devem ser respondidos na etapa da apresentação do cronograma, situando no tempo as ações ou procedimentos necessários para a realização do projeto, apresentados também em forma de tabela, por itens e não em texto, geralmente dividido em pré-produção (ou preparação), produção e pós-produção, que significam, respectivamente, o momento prévio da execução do projeto, a sua execução de fato e o momento posterior. Inscrições, ensaios, montagem, estréia, pagamento de serviços e profissionais, prestação de contas, entre outros, são alguns detalhes tratados nesta etapa.



Por fim, o proponente deve verificar no edital a exigência de contrapartida, como é o caso do Programa VAI, na qual obriga o repasse de 10 % do produto final à secretaria da Cultura. Assim, não se trata de retorno financeiro, mas material, como por exemplo o projeto para publicação de 1000 livros a serem comercializados, sendo que deste valor total, 100 serão entregues à Biblioteca Municipal para acesso ao público, ou ingressos de um teatro onde do número total destes serão retirados o valor fracionário para distribuição gratuita em prol de alguma comunidade carente.



No blog “Direito das Artes” disponibiliza para download de vários manuais para elaboração do seu projeto cultural. Acesse http://www.direito-artes.blogspot.com/, baixe os arquivos e mãos a obra.

LOGO ABAIXO, DISPONIBILIZAMOS MANUAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS - FAÇA AGORA O DOWNLOAD:

www.fundacaocultural.ba.gov.br/editais/pdf/manual_projetos.pdf

www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Manual_Jovens.pdf

OBS: após abrir o link clique em salvar na barra do arquivo PDF.

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